terça-feira, 17 de julho de 2012

I Forum de Debates sobre Drogas

Iniciativa de igrejas cristãs, através da Reage, promove evento para debater as ações executadas pelo poder público e sociedade civil quanto à drogadição

A Rede Cristã de Agentes em Proteção e Prevenção as Drogas (Reage) realizou na última terça-feira (19) o I Fórum de Debates sobre drogas com a participação de representantes de igrejas e comunidades terapêuticas. O deputado estadual Pastor Gilson de Souza (PSC) esteve acompanhando esse evento que faz parte do calendário de ações implementadas pela Secretaria Municipal Antidrogas durante a realização da IV Semana Antidrogas de Curitiba.

A solenidade de abertura contou com a participação do secretário municipal Antidrogas, Hamilton Klein, do idealizador da Reage, Ubiratan da Silva (Bira), da presidente do Instituto Família Brasil, Raquel Reikdal, do Pr. Carlos Eduardo, representando o Pr. Wagner Tadeu dos Santos Gaby, da Igreja Assembleia de Deus, e deputado federal Fernando Francisquini.

“O combate as drogas necessita de políticas públicas associadas ao engajamento de toda a sociedade. As igrejas, através de suas associações, e as comunidades terapêuticas são um braço importante de apoio aqueles que buscam ajuda para deixar esse mal que assola muitas famílias. A parceria com o poder público é, com certeza, um caminho importante para que essa nossa missão de ajudar, de restaurar pessoas, tenha êxito”, ressaltou o deputado Pastor Gilson, líder da Bancada Evangélica na Assembleia Legislativa do Paraná.

O secretário Antidrogas também ressaltou a importância da família no trabalho de prevenção ao uso de drogas. “Este encontro é a concretização do sonho de trazer o movimento organizado contra o consumo e o tráfico de drogas. Neste ano queremos resgatar os valores da família e nada melhor que a igreja para fazer isso. Com as igrejas temos mobilidade para realizar este trabalho”, ressaltou o secretário.

Com o tema “Família Sim. Drogas, to Fora”, a IV Semana Antidrogas pretende chamar a atenção para o papel da família na prevenção ao uso de drogas. “Tudo começa na família, ela tem o papel de dar segurança e repassar os valores aos jovens”, disse Raquel do Instituto Família Brasil.

Fórum – De acordo com os organizadores, o Fórum teve como objetivo dar visibilidade as ações executadas na área governamental (municipal – estadual – federal) e da sociedade civil organizada nas questões ligadas as drogas e suas consequências, numa reflexão sobre o papel da igreja neste tema. O evento aconteceu na nas dependências do auditório da Igreja Assembleia de Deus, no Centro Cívico, e teve como palestrantes o Pr. Ronaldo Reis, da Comunidade Terapêutica Hermon, com o tema “O papel da igreja no enfrentamento as drogas”; e do Pr. Eliandro Viana, da Repas, com o tema “O papel da rede”.

Os trabalhos do fórum também foram marcados pela realização de três oficinas simultâneas, onde os participantes puderam escolher entre os temas: Prevenção – palestra com Rogério Sech, da Secretaria Antidrogas; Família – palestra com Sonia Diniz, do Instituto Família do Brasil; e Enfrentamento – palestra com o Cel. Cesar Alberto Souza, subcomandante geral da Polícia Militar do Paraná.

Reage - A Reage é uma iniciativa das igrejas cristãs de Curitiba e região, em parceria com a Secretaria Antidrogas, e tem como objetivo articular ações estratégicas entre os gestores públicos nas esferas municipal, estadual e federal, integradas com a igreja local e a sociedade civil em geral, que viabilize à implementação de um plano integrado nas políticas públicas sobre drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário