domingo, 19 de abril de 2015

      foto com os professores Álvaro e Tyego e com alguns dos meninos do projeto.

Projeto Social Camisa 10 é Fator de Proteção contra às Drogas e Álcool.

    Projeto Social Camisa 10 é Fator de Proteção contra às Drogas e Álcool.
                              No começo do ano recebi um convite para conhecer, em São José dos Pinhais, um projeto de prevenção às Drogas e Álcool utilizando o esporte, no caso o futebol, como o meio para tal finalidade. Na tarde desse sábado resolvi conferir o trabalho deste pessoal, como já havíamos combinado no começo da semana.
                              Engraçado como o Universo conspira para que as coisas aconteçam pois, ainda pela manhã, leio uma notícia de uma revista científica, chamada Lancet, em que mostra um quadro de sedentarismo entre os jovens de 13 a 15 anos, que não se exercitam, de 80%. E o que isto tem a ver com as drogas? TUDO. Com índices alarmantes de crescimento de uso/abuso de determinadas drogas lícitas e ilícitas em todo o Brasil, temos ainda poucos projetos de esportes voltados à prevenção das drogas, geralmente dirigidos por atletas que sabem da importância de ser saudável.
 
                              O esporte insere nos jovens hábitos saudáveis, sendo um fator de proteção e uma das maneiras de se prevenir o uso de álcool  e drogas na adolescência e vida adulta, e é isto que o Projeto camisa 10 realiza. Todos os sábados, no Parque de São José dos Pinhais, das 14:00hrs às 17:00hrs, os professores de Educação Física Álvaro Menegotto e Tyego Mateus Silva reúnem cerca de 70 crianças de 5 a 16 anos para a prática esportiva; conseguiram parceiros como o Clube Atlético Paranaense, a Guarda Florestal e a Sanepar para atender estas crianças e jovens da periferia, da região metropolitana de Curitiba e de São José dos Pinhais, aberta para todos sem pagar nenhuma inscrição ou mensalidade e com um trabalho voluntário que tem como objetivo o esporte educacional e a inclusão social.
                               Num Estado que não sabe como lidar com o fenômeno das drogas, onde a informação e a prevenção são relevadas a um patamar diminuto face à sua importância, onde projetos sociais, como o do camisa 10, agregando o esporte como um fator de proteção contra o uso de álcool e drogas no cotidiano das comunidades, incorporando e estreitando os laços familiares, deveria o Governo, em qualquer de suas esferas, e seus engravatados, que pensam que estão resolvendo o fenômeno das drogas de suas salas de reuniões, perante sua ineficácia e indiferença, incentivarem, fomentarem atletas, ex-atletas e educadores para criarem mais programas como este…os que existem ainda são poucos.
Parabéns a todos que fazem a diferença e ainda acreditam e trabalham para que algo aconteça.
Piti Hauer

PITI HAUER

Piti Hauer, advogado, Conselheiro da COMPACTA (Comunidades Terapêuticas Associadas), com especialização em Crack - Tratamento e Políticas Públicas sobre Drogas. Membro do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas e Colunista do Paraná Portal.
Fonte: http://www.paranaportal.com.br/blog/2015/04/18/projeto-social-camisa-10-e-fator-de-protecao-contra-as-drogas-e-alcool/

Nenhum comentário:

Postar um comentário